Reflexão do Dia 17/02/2023

Na situação em que se nos apresentam os dias atuais, é quase impossível não termos preocupações. Todavia, cuidemos para que essas preocupações não sejam exageradas, pois, nos sentiremos muito oprimidos.

O cuidado e a preocupação são importantes sim, mas é preciso que tenham limites. O excesso cansa a nossa mente, consome nossas energias, desgasta o nosso sistema nervoso, nos faz entrar num círculo vicioso, pois, nos tira o foco dos problemas e das ações, dificultando ainda mais as possíveis saídas.

A preocupação exagerada nos torna impacientes, irritadiços e, por isso mesmo, intratáveis, nos afastando das pessoas e até dos amigos, diminuindo as oportunidades de auxílio que poderiam aparecer. E isto gera atrapalho onde quer que estejamos, principalmente no lar.

Para as questões mais difíceis, nos concentremos para a atitude mais importante a ser tomada neste momento: o exercício da calma e da paciência. Só em condições de raciocinar é que surgem as brechas e despontam as soluções.

Acreditemos na vida e, para tudo ficar mais fácil, busquemos inspiração divina na ação protetora de Deus, nosso Pai e Criador, pois, com Ele no comando de nossa mente toda preocupação tem solução e um final feliz.

Preparemos um final de semana tranquilo, utilizando bem esta sexta-feira, para reforçar a confiança em nós mesmos e a nossa fé em Deus, o nosso verdadeiro e infalível Porto Seguro.

Um abraçaço!

A Ganância de uma cidade

O contraste social na 8.ª cidade mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes. Onde as pessoas dentro dos seus carros ignoram a pobreza e a necessidade de um povo batalhador e oprimido pelo descaso dos nossos governantes. E a poucos dias comemoramos os seus 469 anos de mesquinharia e ganância econômica.

Reflexão do Dia 27/01/2023

Se pensarmos em tristeza, em insucesso, em dor ou em qualquer tipo de sofrimento e dificuldade, já teremos meio caminho andado para que todos esses malefícios aconteçam em nossa vida.

Sabemos que a força do pensamento é poderosa, e pode atrair tanto o bem quanto o mal, porque somos aquilo que pensamos, e o objetivo do pensamento é materializar-se, é se transformar em ação real.

Portanto, procuremos nos imaginar sempre com saúde, com alegria e com muita paz, e elas aparecerão naturalmente como quem chega com boas notícias, nos proporcionando só felicidades.

Nas adversidades, resistamos esperançosos na luta, e sob as bênçãos de Deus elas passarão. Após a tempestade sempre vem a bonança, não raras vezes abrilhantada pela maravilha do arco-íris.

Pensando sempre em coisas boas e com otimismo, mantenhamos em nossa boca e na nossa mente, somente boas palavras, bons pensamentos e, no coração, bons sentimentos, e Deus, que é nosso Pai Bondoso, cuidará do resto.

Preparemos um final de semana, com esta sexta-feira, reforçando ainda mais a nossa capacidade de reação ante os problemas. Quem não reage, se afunda; e quem reage, levanta e realiza. Simples, assim!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 26/01/2023

Às vezes somos levados a pensar que a vida é má conosco, que o nosso futuro está comprometido, que o nosso trabalho não rende o necessário, não nos trazendo sucesso, e muito menos, dinheiro suficiente.

Ora, o sucesso é incompatível com o desânimo, com o desespero e com a falta de autoconfiança em nós mesmos quando enfrentamos os inevitáveis momentos de dificuldades e incertezas.

Quando eles acontecem é necessário que façamos uma reflexão séria para encontrarmos uma saída, o mais rápido possível, evitando situações ainda mais dolorosas.

Tentemos, ao máximo, evitar que o desespero e a desesperança nos assaltem. É bom que tenhamos no coração e, principalmente, na mente, um forte estoque de esperança e de otimismo, de fidelidade aos nossos princípios cristãos e de vida, para empregarmos de forma sábia nestes momentos.

Trabalhemos a imensa força interior que temos, invocando e nos colocando, com humildade, sob a Proteção Divina, e seremos melhores e mais eficientes a cada dia.

Redesenhemos sempre na mente a força do nosso trabalho, foquemos nos resultados positivos, persistamos na luta, e aí, sim, a prosperidade e a felicidade chegarão antes do que esperávamos, pois, serão as naturais consequências do nosso otimismo e do nosso progresso.

Que tenhamos uma quinta-feira carregada de fé e de esperança nas nossas habilidades. Somos capazes sim, e ponto final!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 24/01/2023

Cuidado! Perder o estímulo e desistir é admitir a derrota, e essa é uma atitude que não pode combinar com a nossa personalidade. Sejamos fortes, pois pode ser que a nossa fortaleza de ânimo não esteja sendo explorada adequadamente.

Deixar o barco da vida descer aleatoriamente, correnteza abaixo, entregando-o à própria sorte, como se não houvesse mais nada a fazer, é o mesmo que descrer das possibilidades imensas que Deus nos dá para vencermos os desafios.

Antes de pensar em desistir, tentemos outras vezes. Quem sabe seja esta a hora da virada? A vida é, sim, uma luta constante. Desistir da batalha, só porque ela se mostra difícil, é o mesmo que desistir de viver.

Continuemos, e jamais pensemos em parar. Aproveitemos esse momento, porque amanhã não sabemos se teremos as mesmas oportunidades de agora. Então, não as joguemos fora.

Apliquemos, hoje, ao nosso tempo, o melhor do que dispomos, não deixando nada para depois, pois poderá ser tarde demais. Agarremos com força e determinação a ocasião que temos de conseguir o que mais desejamos.

Hoje, terça-feira, firmemo-nos na forte conscientização de que vacilar agora é colocar em risco a oportunidade que a vida nos dá a cada amanhecer. E agradeçamos ao Criador, sempre, por essa dádiva!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 23/01/2023

Se nós nos vemos como pessoas limitadas, com certeza levantaremos barreiras psicológicas que nos impedirão de avançar. Por isso, é importante que nos sintamos capacitados o bastante para fazermos o que aspiramos, o que queremos.

Apostemos em nós mesmos, nos dando sempre uma segunda chance. Ajamos com empenho e confiança, e tudo se ajeitará. Não nos sintamos diminuídos por não conseguirmos solucionar de pronto um problema. Ninguém é melhor do que nós.

Alarguemos o nosso horizonte e realizaremos muito mais do que imaginamos. Abençoemos a vida, mesmo com as dificuldades e lutas que ela nos apresenta. As fases desfavoráveis também passam.

A manutenção de pensamentos negativos potencializam os problemas dificultando ainda mais as soluções. Não tornemos a coisas mais difíceis do que já são.

A cada momento e a cada dia reforcemos o nosso otimismo e mentalizemos apenas positividades. Nas nossas dificuldades oremos e busquemos a proteção de Deus, que é infalível, e as soluções chegarão tranquilamente.

Que esta segunda-feira seja carregada da presença de Deus, e nos traga uma semana de progresso e muita saúde para nossas vidas.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 22/01/2023

No nosso dia a dia e em qualquer circunstância, nos sintamos protegidos pelas nossas qualidades, e nem vejamos razão para temer as adversidades, por piores que sejam.

Estabilizemos o nosso mundo interior com calma e muita paz. Fomos criados por Deus e somos possuidores de inteligência e capacidade para superar qualquer impedimento ou emergência, mesmo as mais graves e difíceis.

Para mantermos em alta a confiança em nós mesmos, para chegarmos ao sucesso e sermos felizes, usemos de todos os recursos à nossa disposição, de forma especial, a meditação, tipo um “retiro espiritual” para uma avaliação das nossas atitudes diárias em favor da nossa vida.

Após uma honesta autocrítica, passaremos a valorizar e apreciar melhor a vida, e revigoraremos as nossas forças com energias positivas.

Nos sentiremos mais saudáveis, mais fortes e vibrantes, percebendo melhor tudo e todos que nos rodeiam, e as dificuldades, simplesmente, passarão a fazer parte do nosso “viver bem”.

Neste domingo, tentemos aprimorar o nosso caminhar rumo à felicidade. Façamos o nosso próprio caminho sempre, pois, somos os únicos responsáveis pelo nosso destino. E o nosso destino é a felicidade!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 21/01/2023

Nós podemos, sim, manter sempre viva e atuante a nossa mocidade. Não a mocidade orgânica, que garante músculos rígidos e grandes disposições físicas.

Estamos falando da preservação da mocidade da nossa mente e do nosso espírito, que só depende de nós, pois, é dela que vêm as emoções e os sentimentos.

Além disso, contamos com a sabedoria e a experiência dos anos que, se bem vividos, nos proporcionam muita paz e tranquilidade. Façamos tudo o que pudermos para o surgimento de fatos e situações que sejam benéficas para a nossa vida e as valorizemos.

Vibremos com o que é bom, belo, justo, sábio e alegre. Nos confortemos com o vigor da alma, com o nosso preparo espiritual, e deixemos de lado as lamentações pela perda, mesmo lenta, da nossa mocidade física.

Sabemos que o definhamento físico é inevitável, e que, de forma inexorável o nosso encontro com ele já acontece todos os dias. Mas, é inteligente e sempre oportuno nos lembrarmos de que, mesmo na mocidade física e no vigor orgânico, a força que nos move vem da mente e do espírito.

Valorizemos cada dia mais a nossa preocupação com esse tema e decidamos cuidar bem e melhor da nossa mente e do nosso espírito, suportes para vivermos mais e melhor a nossa vida. O tempo urge e é implacável.

Que este sábado nos confirme um final de semana cheio de saúde e momentos felizes.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia


20.01.23

Vivamos a vida com abundância. Não uma vida de prazeres e luxos supérfluos, de ostentação e de orgulho, mas uma vida verdadeira.

A “boa vida” é a que nos vem por bênção, pois, é a única que nos traz alegria pura, beleza interior, compreensão amorosa, humildade que dignifica, que traz paz e progresso para a mente e para o espírito.

Levantemos a cabeça e o pensamento, e sintamos a beleza da vida que temos. Não desperdicemos as oportunidades de tratar bem os outros, de sermos cordiais, atenciosos e caridosos.

Sempre que possível cheguemos frente ao espelho, nos olhemos fixamente nos olhos e digamos pra nós mesmos:

“Estes olhos revelam muito. Mostram o que sou, as minhas qualidades, os meus defeitos e a capacidade da correção, a calma que posso usar, o meu poder de amar, a experiência que acumulei, o meu senso de retidão, os desejos de progresso, a minha saúde física, mental e espiritual”.

Se assim fizermos, os pensamentos positivos agirão sempres dentro de nós e, levados a sério, produzirão resultados surpreendentes.

Nos lembremos sempre de que, a boa imagem que fazemos de nós mesmos é incentivo, é crescimento interior. E vivendo a vida com retidão, com amor e com Deus no coração receberemos como resposta o impacto de momentos felizes cada vez menos espaçados.

Com estes propósitos, nesta sexta-feira, estaremos preparando um final de semana sereno e feliz.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 19/01/2023

Procuremos não valorizar os problemas que surgem todos os dias, pequenos ou grandes, pois… quem não os tem?

Quem, à vista deles, deixa se levar pelo nervosismo, destrói o equilíbrio, a paz, a razão, fazendo da vida um eterno problema?

A impaciência e o nervosismo dificultam e escondem as soluções para os problemas, mesmo os mais simples, ao passo que a calma favorece o raciocínio e agiliza as soluções.

Mesmo quando tudo se mostre difícil e uma solução pareça impossível, serenemos o nosso espírito, elevemos o pensamento a Deus e Ele nos mostrará o que, por causa do nervosismo e da impaciência, não víamos.

A calma é sinônimo de tolerância, e a tolerância é um caminho seguro para a paz. Da paz, nasce o otimismo e do otimismo a prosperidade.

Com calma e muita tranquilidade, pensemos nisso nesta quinta-feira, e tenhamos um dia sereno e feliz.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 18/01/2023

As mais terríveis tentações decorrem do fundo sombrio de nossa individualidade, assim como o lodo mais intenso, que enegrece o lago, vem do seu próprio seio. Portanto, renascemos na Terra, com as desequilibradas forças do nosso passado, para as tarefas de ajuste e aprimoramento do nosso Ser interior.

Nas raízes de nossas tendências, encontramos as mais vivas sugestões de inferioridade. Nas íntimas relações com nossos parentes, às vezes somos surpreendidos pelos mais fortes motivos de discórdia e conflitos.

Porém, nós mesmos podemos exercitar o bom ânimo, a paciência, a humildade e a fé. Em contato com os afetos mais próximos, temos copioso material de aprendizado para fixar em nossa vida os valores da boa vontade, do perdão, da pura fraternidade e do bem incessante.

Desse modo, não pensemos que atravessaremos o mundo sem tentações. Elas nascem conosco, tomam vulto em nós mesmos, e se alimentam de nós mesmos se não as combatemos com perseverança, como o lavrador que, cooperando com a terra, combate as pragas que tentam consumir sua plantação.

Caminhar do berço ao túmulo, sob a insistência das tentações, é nossa sina natural. Afrontar obstáculos e sofrer provações, tolerar antipatias gratuitas e atravessar tormentas de lágrimas, são vicissitudes lógicas da experiência humana.

Entretanto, nos lembremos dos ensinamentos do Divino Mestre, que nos pede Vigilância e Oração para não sucumbirmos às tentações, de vez que, vale mais chorar sob o trabalho árduo da resistência, do que sorrir sob os entorpecentes que mascaram e escondem a realidade da queda e do fracasso.

Nesta quarta-feira, passemos a atentar mais nas nossas escolhas, para não cairmos em tentação comprando “gato por lebre” para a nossa vida.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 17/01/2023

Não queiramos conquistar grandes coisas apenas pela ambição, que pode nos nos inquietar o espírito. Com humildade e dedicação comecemos nossas conquistas pelas coisas simples de cada dia.

Quantos de nós almejamos grandes realizações de um dia para o outro?! A coroa da santidade, o poder da cura, a glória do conhecimento superior, as grandes edificações…

No entanto, a aspiração, o desejo por si só, não basta à realização. Tudo na Natureza obedece ao espírito de sequência. A árvore frutífera, vitoriosa na colheita, passou pela condição de arbusto frágil.

A catarata que move poderosas turbinas, é um conjunto de fios de água lá no seu nascedouro.
Imponente é o projeto de uma casa nobre, no entanto, é indispensável o serviço da picareta e da pá, do tijolo e da pedra.

Abracemos, pois, os deveres humildes com devoção e alcançaremos nosso ideal de progresso e triunfo. Por mais árdua ou mais simples que seja a nossa obrigação, atendamo-la com amor e perseverança.

O conselho bíblico repassado pelo Apóstolo dos gentios é justo e sábio: “…não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes…”. Todavia, ele não disse para não conquistarmos grandes realizações.

Ele nos ensina que, escalando com firmeza as faixas inferiores do monte, com maior facilidade lhe conquistaremos o cimo e, aceitando de boa vontade as tarefas pequeninas, as grandes tarefas e grandes conquistas virão naturalmente ao nosso encontro.

Façamos desta terça-feira um dia de paz e perseverança na valorização das nossas tarefas diárias por mais simples que sejam. É nosso dever plantarmos bem hoje, para a certeza de melhor colheita amanhã.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 16/01/2023

Treinemos a confiança em nós mesmos em tempos de paz, a fim de dispormos de reserva para os tempos imprevistos.

Não pensemos ser desnecessário nos prepararmos, sob o argumento de que tudo se ajeitará quando a hora chegar.

Os problemas são para maior ou para menor intensidade, a depender da nossa capacidade de resolvê-los. Bem diz o antigo ditado: “Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje”. É questão de bom senso e de inteligência.

Confiemos em nós mesmos e ajamos no tempo certo. O dia é sempre claro para quem já se clareou por dentro. O exercício da confiança nas nossas habilidades internas é reforço imprescindível no aprimoramento da nossa capacidade.

Utilizemos com sabedoria todos os dons que Deus dispôs a cada um de nós e lembremos que, quem viaja pelo mundo, precisa levar roupa para todas as estações.

Assim somos nós em nossa jornada terrena. Estejamos preparados para essa inevitável travessia, contando sempre com as bênçãos do Criador, e que as mereçamos.

Que tenhamos uma excelente segunda-feira e, ao cair da noite, também um merecido descanso.

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 15/01/2023

A terra é a grande escola das almas, em que se educam alunos de todas as idades. Se atingimos o nível das grandes experiências, não nos inquietemos com a extensão e o volume do trabalho.

Não enxerguemos inimigos nos nossos semelhantes que têm dificuldade de entendimento. Muitos deles ainda não saíram do jardim de infância espiritual.

Troquemos sempre o mal pelo bem; a mentira pela verdade e a indiferença pelo amor. A ignorância e a inexperiência dos corações que se iniciam na luta, quase sempre, causam uma grande confusão em torno do espírito que está em busca de si mesmo. Por isso, padeceremos muitas vezes de aflição e desânimo.

Mas, não nos perturbemos por isso. Se as ilusões e os brinquedos da maioria não mais nos satisfazem, é que a maturidade nos inclina a ver horizontes mais vastos. E não nos esqueçamos de que somente o Divino Mestre é bastante sábio e forte para nos acalmar.

Ouçamos-Lhe o apelo divino: “Vem a mim, vós que estais sobrecarregados e eu vos aliviarei”. E ninguém pode nos impedir o acesso à fonte dessa luz de bondade infinita. O Mestre é o Eterno Amigo que nos rompe as algemas, nos abrindo as comportas do consolo e da paz.

Saibamos, pois, querer. Sofremos? Estamos fatigados? Tropeçamos sob os fardos do mundo? VAMOS, hoje mesmo, porquanto, o Criador nos reserva braços abertos em aconchegante colo, em incansável abnegação e misericórdia para conosco.

Neste domingo, nos lembremos de que, as circunstâncias se modificam com as horas, de que os dias não são iguais, mas o chamado “Vem!”, do Divino Pai, ecoa sem limite de tempo. Atendamos, pois!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 14/01/2023

Se a própria vida passa, porque tudo neste mundo não passaria? As coisas boas, os acontecimentos importantes, os momentos de alegria e de prazer, as tempestades, as dores e as decepções, sim, tudo passa ou passará um dia.

As situações mudam de um momento para outro. A tristeza se torna alegria, o abatimento vira ânimo, a doença desaparece, a turbulência se converte em paz e a derrota em vitória. Tudo passa, e tudo pode ser mudado. Mas, esta mudança está dentro de nós, na nossa decisão.

Não nos deixemos ser vencidos pelos maus presságios, pelo desânimo ou pelo contágio dos “pessimistas de plantão” que são os principais sugadores das nossas energias de positividade e de vida, querendo incutir em nós a nociva semente do insucesso e da derrota.

Acreditemos sempre em Deus e na incrível força do tempo a conspirar sempre a nosso favor, na firme convicção de que todas as transformações são possíveis e favoráveis ao alcance dos nossos objetivos.

Enchamos o nosso peito de confiança nas nossas qualidades, e a bonança do arco-íris das bençãos do Criador fará passar todas as tempestades.

A partir deste sábado, nos esforcemos para viver melhor a vida, pois, toda obra humana é passageira e, felizmente, também as dores e os problemas. Vivamos, pois!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 13/01/2023

Por que temer e aguardar o pior, se sabemos que o pessimismo, a vacilação e o desespero não servem para nada?

Confiemos em Deus e em nós mesmos, e teremos a segurança necessária diante dos problemas, e assim, não temeremos dor alguma, um mau futuro ou qualquer derrota no alcance dos nossos objetivos.

Com uma confiança forte e madura, nós revolucionaremos tudo, concretizaremos as melhorias em nossa vida, e realizaremos um bom futuro para nós e para quem queremos bem.

A partir de agora, creiamos que estamos no auge na nossa força interior, e que isto é o que todos buscamos para aperfeiçoar o nosso espírito, fazendo-o renascer, purificado por ideias novas e positivas, e dispostos para a luta, seja ela qual for.

Nos lembremos de que não devemos esmorecer o ânimo. A certeza de que temos força, valor e muito vigor, nos torna uma fonte perene de progresso a nos garantir a vitória.

Utilizemos esta sexta-feira no preparo de um final de semana tranquilo e feliz. Acreditemos!

Um abraçaço!

Reflexão do Dia 12/01/2023

Em nossa essência, todos nós somos servidores pelo trabalho que realizamos na obra da Criação e, simultaneamente, devemos ser fiéis administradores, porquanto cada criatura humana detém possibilidades enormes no projeto de vida em que trabalha.

Mordomo ou serviçal do mundo não é somente aquele que embranquece os cabelos à frente dos interesses coletivos, nas empresas públicas ou particulares, combatendo todas as vicissitudes, a fim de cumprir a missão a que se dedica.

É certeza irrecorrível que cada inteligência da Terra prestará conta dos recursos que lhe foram confiados.

A fortuna e a autoridade não são valores únicos de que devemos dar conta hoje e amanhã; o corpo é um templo sagrado; a saúde física é um tesouro; a oportunidade de trabalhar é uma bênção; a possibilidade de servir é um favor divino.

O incentivo do aprendizado é uma porta libertadora; o tempo é um patrimônio inestimável; o lar é uma dádiva do céu; o amigo é um benfeitor; a experiência benéfica é uma grande conquista; a ocasião para vivermos em harmonia com Deus, com nossos semelhantes e com a Natureza é glória comum a todos.

Também, a hora de ajudar os menos favorecidos de recursos ou entendimento é valiosa; o chão para semear, a ignorância para ser instruída e a dor para ser consolada são apelos que o céu envia, sem palavras, ao mundo inteiro, à disposição do obreiro previdente.

E aí, nós nos perguntamos: que fazemos dos talentos preciosos que repousam em nossa mente, em nosso coração, em nossas mãos e em nosso caminho? Inegável, portanto, que devemos velar pela prática do bem e pela correta conclusão da missão que nos foi confiada pelo Criador.

Nesta quinta-feira, decidamos persistir felizes no nosso labor diário, pois chegará o momento, inevitável, em que o Poder Divino nos pedirá: “Dá conta de tua Administração”.
E aí?!

Um abraçaço!