29/09/2021 – Perdão

Há quem diga que pedir perdão é rebaixar-se. Contudo, é preciso entender que humildade não é sinônimo de inferioridade, e sim um sentimento de nobreza de espírito e de caráter que só viceja nos corações virtuosos e, por isso mesmo engrandecidos.

Reconhecer os próprios erros não é humilhação, é termos consciência de que somos seres humanos e, por isso mesmo, sujeitos a falhas.

Existem muitas pessoas famosas e importantes, pelo mundo, que são grandiosas e respeitadas, exatamente pela capacidade que possuem de serem humildes, reconhecendo seus erros e pedindo perdão.

Entre tantos vícios e defeitos do ser humano está um dos maiores males que aflige a humanidade: o orgulho. Ele precisa ser extirpado dos corações e da sociedade, em benefício da paz, tão carente entre nós.

Todos nós sabemos que é muito difícil pedir perdão com sinceridade. Talvez, já tenhamos passado por esta experiência algumas vezes, e termos percebido que só pede perdão quem reconhece que errou. E este é um constante desafio à nossa natureza humana.

Quanto mais sábios formos, mais humildes seremos, e a felicidade nos acompanhará, por ser irmã e parceira da humildade e do perdão. Quem tem o hábito de perdoar vive melhor e mais feliz e, receberá mais facilmente o perdão pelos seus próprios erros.

Assim pensando, a partir desta quarta-feira, independente se será aceito ou não, peçamos perdão quantas vezes forem necessárias. Façamos nossa parte, e Deus se encarregará do bom final.

%d blogueiros gostam disto: